Header principal

UTI Neonatal

O Hospital Azambuja conta com uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), formada por 10 leitos, para atendimentos especializados aos recém nascidos que necessitam de cuidados intensivos.

 

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é o local que concentra os recursos humanos e materiais necessários para dar suporte contínuo às funções vitais dos recém-nascidos ali internados. 

A UTI Neonatal tem como objetivo dar suporte à vida e tratamento ao recém-nascido (RN), com vigilância 24 horas. O bebê é mantido numa incubadora e fica conectado a um ou a vários aparelhos que monitorizam os sinais vitais. Todos esses equipamentos possuem alarmes para alertar a equipe a respeito de quaisquer modificações que ocorram com o pequeno paciente .

Como o familiar pode ajudar?

A relação inicial entre os pais e seus pequenos é a base para o desenvolvimento infantil. Por isso é muito importante, o estabelecimento do vínculo família-bebê.

Lembramos que a formação deste vínculo não é automática e imediata, pelo contrário, é gradativa e, portanto, necessita de tempo, compreensão e amor para que possa existir e funcionar adequadamente. Por isso, conversar com o bebê, fazê-lo sentir sua presença, transmitindo-lhe segurança, afeto e apoio é uma parte muito importante do tratamento e de sua recuperação. OBS: Caso o bebê apresente uma condição clínica grave, não será possível tocá-lo. Assim que ele melhorar, a equipe da UTI Neonatal permitirá que você toque no bebê.

Orientações Gerais da UTI do Hospital Azambuja:

Acompanhante

Seu bebê tem direito a 1 acompanhante 24h/dia, papai e mamãe podem revezar nas visitas.

Horário de Visitas

Visitas de terceiros acontecem aos domingos (16:30h ás 17:00h) para avós e irmãos. Permitida a entrada de somente 1 pessoa.

Proibido Eletrônicos

É proibido o uso de aparelhos eletrônicos durante o horário de visita.

Vestimentas

Para visita na UTI é necessário o uso de vestimentas adequadas.

Proibido Circulação

Não é permitido circular pelo setor.

Visitas Apenas para seu Familiar

Não é permitido visitar outros pacientes além daquele o qual a visita se destina.

Silêncio

Não é permitido que se fale alto no ambiente da UTI.

Proibido Manusear Equipamentos

Não é permitido manusear equipamentos e materiais de saúde.

Não se Preocupe com os Barulhos dos Equipamentos

Alguns dados presentes nos monitores exigem interpretação adequada, podem sinalizar ocasionalmente - não há necessidade de se preocupar, a equipe está em constante análise.

Sempre Escute a Equipe

Caso solicitado, ouça os enfermeiros e médicos e obedeça se precisar sair ou aguardar do lado de fora do quarto.

Exceções podem existir conforme a necessidade e autorização da equipe.

Cartilha - Informações UTI Neonatal para os familiares.

Horário de Funcionamento

Segunda a Domingo         24h