O Hospital Azambuja, de Brusque, recebeu na sexta-feira, 10 de janeiro, o robô Da Vinci®️, o sistema de cirurgia robótica mais avançado do mundo. A chegada do equipamento, antecipada em relação ao prazo inicialmente previsto, marca um novo capítulo na história da instituição, consolidando seu papel como referência em inovação e qualidade no atendimento médico em Santa Catarina.
Reconhecido por sua precisão, o robô Da Vinci®️ permite a realização de procedimentos menos invasivos, garantindo maior segurança, menor tempo de recuperação e redução de riscos para os pacientes. O equipamento coloca o Hospital Azambuja em destaque como uma das primeiras instituições filantrópicas de Santa Catarina a oferecer esse tipo de tecnologia.
Além disso, a instituição agora integra um seleto grupo de apenas 117 hospitais no Brasil que contam com essa tecnologia de ponta, reforçando ainda mais sua posição de destaque no cenário nacional.
“Estamos muito orgulhosos de dar esse importante passo na história do Hospital Azambuja”, destaca o gestor hospitalar, Gilberto Bastiani. “A chegada do Da Vinci®️ representa um marco em inovação e qualidade no atendimento, posicionando o hospital como referência em tecnologia avançada, não só em Brusque, mas em toda a região. Nossa equipe está se preparando para oferecer aos pacientes os benefícios dessa nova era na medicina”, afirma.
Equipe e estrutura
A sala específica para receber o equipamento está em fase final de preparação, dentro do cronograma estipulado pelo hospital, com conclusão prevista para o final de janeiro. De acordo com o Dr. Eduardo Ballester, coordenador médico do Centro Cirúrgico e do Programa de Cirurgia Robótica do hospital, a chegada do robô Da Vinci®️ é um marco importante para a instituição. “Hoje, o que ainda está em finalização é a parte estrutural: a sala de cirurgia específica para o robô e sua instalação, que seguem o cronograma previsto. Médicos e equipe de enfermagem já estão definidos, e estamos na etapa avançada de confecção do regimento que regulamentará os procedimentos”, explica.
O hospital também adquiriu um simulador específico para o treinamento contínuo dos profissionais que operarão o equipamento. Até o momento, 14 médicos já estão certificados para utilizar a tecnologia, enquanto outros sete estão em formação. Além disso, enfermeiros e técnicos passarão por capacitação para manusear os instrumentos e materiais complementares.
“A instalação do Da Vinci®️ requer cuidados especiais, tanto na estrutura física quanto na formação da equipe. É um equipamento delicado e de altíssimo valor, que demanda uma operação precisa e planejada. Estamos cuidando de cada detalhe para garantir o máximo aproveitamento da tecnologia e segurança para os pacientes”, destaca Dr. Eduardo.
Além da nova sala – a décima do centro cirúrgico –, o hospital está realizando adequações na Central de Materiais Esterilizados (CME) para atender às demandas específicas do robô.
Referência em saúde
Com a chegada do Da Vinci®️, Brusque se consolida como um polo regional de inovação na área da saúde. Essa tecnologia de ponta, mais comum em grandes centros urbanos, demonstra o compromisso do Hospital Azambuja em oferecer à comunidade local e regional um atendimento de excelência, alinhado às mais avançadas práticas da medicina moderna.
“Esse é um passo gigantesco que o hospital dá, colocando o Azambuja no patamar de grandes hospitais, de cidades grandes”, celebra Dr. Eduardo.
A expectativa é que, no final de fevereiro, a tecnologia já esteja plenamente integrada às rotinas do centro cirúrgico, trazendo benefícios aos pacientes.