Mais de 1.000 exames devem ser realizados por meio de ações com foco na saúde da mulher. Novo sistema digital foi adquirido, para otimizar os exames de mamografia
O Hospital Azambuja amplia, neste mês de outubro, sua capacidade de atendimento para exames de mamografia em seu Centro de Imagem. O objetivo da instituição, é aderir à campanha Outubro Rosa e alertar as mulheres para importância da sua saúde, por meio da realização de exames de rotina, especialmente a mamografia, que pode ajudar a encontrar o câncer de mama no início e favorecer o tratamento.
Segundo a coordenadora do Centro de Imagem Azambuja (CDI), Bianca Mattioli Schlindwein, o Hospital Azambuja se organizou para o mês da campanha Outubro Rosa, diante da importância deste movimento mundial para a saúde da mulher. “O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo mundo, por isso se faz tão necessário esse pré-diagnóstico, esse rastreamento, através do exame de mamografia. Aqui no CDI atendemos pacientes particulares, convênios, sindicatos, pacientes SUS e também pacientes encaminhadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e neste mês especial, ampliamos ainda mais estes atendimentos, com a criação de alguns programas”, ressalta.
Um dos programas visa beneficiar as próprias colaboradoras do Hospital Azambuja, que hoje conta com uma equipe de mais de 500 profissionais, nas mais diversas áreas. Desta forma, a instituição vai ofertar a todas as colaboradoras do hospital com mais de 50 anos, a realização de seu exame de mamografia de forma gratuita.
Também faz parte das ações do hospital, uma campanha voltada às mulheres que aderirem ao cartão de vantagens em saúde Azambuja Mais, neste mês de outubro. “Elas receberão o benefício de realizar sua mamografia de forma gratuita neste Outubro Rosa”, enfatiza Bianca.
A coordenadora revela que o CDI realiza uma média de 600 exames de mamografia por mês e com a ampliação dos atendimentos agora em outubro, o número chegará a 1.000 exames.
Além do exame de mamografia, o CDI realiza exames de ressonância magnética, tomografia, Raio X e ultrassom. Os agendamentos podem ser feitos por telefone (47) 3396-2225, WhatsApp (47) 98444-0080 ou diretamente na recepção do CDI, aberta das 7h às 23h.
Novo sistema digital para mamografia
O Hospital Azambuja investiu em melhorias para os exames de mamografia. No final deste mês de outubro, uma nova placa vai integrar o equipamento, que contará com um novo sistema digital para mamografia. “Este sistema digital, além de oferecer uma qualidade ainda maior nas imagens, vai otimizar o tempo de exame. Isso permitirá que consigamos atender um número superior de pacientes por dia no CDI, gerando um conforto maior para as mulheres, já que o exame será mais rápido”, explica Bianca.
“Todas essas melhorias, os programas e parcerias neste mês de outubro, são uma forma de tentar acolher melhor a demanda de pacientes, facilitando a elas este acesso às informações e ao autocuidado, que são tão importantes. O objetivo principal de todo esse movimento é a prevenção”, complementa a coordenadora.
Mamografia
A mamografia é um exame que pode ser feito de rotina (rastreamento) para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. Trata-se de uma radiografia das mamas, capaz de identificar alterações suspeitas.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.
Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.
Outubro Rosa
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2022, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2020 esse tipo de câncer matou 17.825 mulheres no país. É o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).