As doenças cardiovasculares representam uma ameaça à saúde do coração e à qualidade de vida como um todo, mas existe uma ferramenta eficaz para preveni-las e controlá-las ao alcance de todos: a atividade física. Neste conteúdo, revisado por médicos especialistas do Hospital Azambuja, você vai entender o papel dos exercícios no seu bem-estar e conhecer algumas das atividades que podem fazer bem para o coração.
O papel dos exercícios
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de óbito no Brasil. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade mostram que, no ano de 2020, 109.556 indivíduos faleceram devido a infarto agudo do miocárdio (IAM).
Ainda segundo o Ministério, a prática consistente de atividades físicas, combinada ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação equilibrada, tem a capacidade de reduzir em até 80% o número desses casos fatais.
Entre alguns dos benefícios causados pelos exercícios cardiovasculares, destacamos:
- – O fortalecimento do coração
- – O aumento da capacidade do sistema cardiorrespiratório
- – A ajuda na manutenção ou perda de peso
- – A regulação da pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão
- – O controle da glicose
- – A melhora da saúde mental
- – E o aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, órgãos e tecidos, proporcionando uma distribuição eficiente de nutrientes e oxigênio.
Por isso é tão importante movimentar o corpo e realizar um acompanhamento profissional de perto.
Leia também: Como saber se estou infartando?
Atividades para o bem-estar do coração
Diferentes tipos de atividades físicas desempenham papéis específicos na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, contribuindo para a saúde do coração de diversas maneiras. Veja agora alguns exemplos que podem funcionar para o seu caso!
Caminhada e corrida
Iniciamos com uma atividade simples, mas poderosa. A caminhada rápida é um excelente ponto de partida para quem está começando um programa de exercícios cardiovasculares. Além de ser tranquila para iniciantes, ela eleva a frequência cardíaca, melhorando a circulação sanguínea e fortalecendo gradualmente o coração.
Já a corrida, seja em ritmo constante ou intercalada com caminhadas, é uma maneira eficaz de desafiar o músculo. Esse exercício aumenta significativamente a capacidade cardiorrespiratória, melhorando a eficiência do coração em bombear sangue e oxigênio para outros músculos.
Ciclismo
Andar de bicicleta, seja ao ar livre ou em uma bicicleta aeróbica, é um exercício de baixo impacto que oferece benefícios cardiovasculares substanciais. Ele não apenas fortalece o coração, mas também trabalha os músculos das pernas, contribuindo para a saúde e disposição como um todo.
Natação
Aqui separamos um exercício infalível para o verão. A natação é uma atividade de corpo inteiro que não só eleva a frequência cardíaca, mas também melhora a resistência cardiovascular.
A água proporciona resistência natural, tornando este exercício suave para as articulações, ideal para quem procura uma opção de baixo impacto.
Dança
Dançar também contribui para a saúde do coração. É uma opção divertida e energizante que não apenas eleva a frequência cardíaca, mas também traz alegria ao exercício. Procure escolher um estilo de dança que você adore e torne o treino ainda mais prazeroso.
Pular corda
Melhora a capacidade do coração de bombear sangue eficientemente, fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea e pode aumentar os níveis de colesterol HDL (o colesterol bom). Além disso, ajuda a desenvolver a coordenação e o equilíbrio.
O melhor de tudo é que pular corda é uma atividade que pode ser praticada em quase qualquer lugar, tornando-se uma opção acessível e conveniente para manter a saúde cardiovascular.
A quantidade e o tipo de exercícios físicos necessários podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como idade, saúde atual, objetivos pessoais e preferências individuais. É sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de iniciar um novo programa de exercícios, especialmente se houver condições médicas pré-existentes, porque a avaliação médica para praticar exercícios e esportes precisa conter o rastreamento desses riscos individuais como alergias, doenças crônicas. Os indivíduos que apresentem doenças ou situações especiais de saúde com riscos potenciais à prática de atividades físicas devem ser encaminhados para avaliação médica especializada
Esperamos que, depois de ler este conteúdo, você tenha conseguido perceber o tamanho da importância dos exercícios cardiovasculares para o bem-estar não só do coração, mas do corpo inteiro.
Ainda tem dúvidas? Clique aqui e acesse nosso blog, onde você encontrará mais dicas e outras recomendações do nosso corpo médico para a sua saúde. Em caso de dores no peito ou suspeita de infarto, lembre-se: procure um profissional de sua confiança o mais rápido possível.
O Hospital Azambuja está localizado em Brusque (SC), na Rua Azambuja, nº 1089 –
Bairro Azambuja, CEP 88.353-902.
Clique aqui para falar com o Hospital Azambuja.
Leia também: O que é um infarto agudo do miocárdio e como prevenir?